terça-feira, 28 de maio de 2019

APRENDER COM O VÍDEO E A CÂMERA. PARA ALÉM DAS CÂMERAS, AS IDÉIAS



Fonte: Google Imagens



SÍNTESE COMENTADA DO ARTIGO: APRENDER COM O VÍDEO E A CÂMERA. PARA ALÉM DAS CÂMERAS, AS IDÉIAS


1.O acesso às câmeras
  O acesso as mídias e seus instrumentos como exemplo a câmera, possui uma relação direta com a educação, onde pode ser utilizada de diferentes formas no processo de ensino aprendizagem.
   Elas (câmeras) só precisam ser bem utilizadas, e para isso precisam de boas idéias. “Glauber Raho”

2. Precisamos estar abertos ao “NOVO”
       Sabe-se que o novo pode causar receio, porém, inserir as tecnologias em sala de aula pode ser bem vantajoso, pois uma nova metodologia pode ressignificar  todo o processo.
       As mídias devem ser encaradas como um meio de estimular os alunos no processo de aprendizagem, pois o mesmo tendo em mãos essa ferramenta sentirá fazendo parte ativa do processo e não somente passiva.

3. Desafios para professores, alunos, sistema de ensino
       Segundo a autora Laura Maria Coutinho, podemos perceber que existe quase um abismo entre a educação e as mídias. E a escola tem que estar atenta a essas tecnologias dentro e fora dela, já que as mídias podem ser alienantes.
       Educar com auxílio das mídias, é uma situação que não está sendo desenvolvida em todas as localidades de ensino.
● A instituição de ensino deveria ser a primeira a implementar essa nova cultura (uso das tecnologias), fazendo uso desses meios não convencionais.
    A escola não deve apenas disponibilizar o acesso à tecnologia, mas discutir sobre suas diversas formas de uso, que tanto como o professor e o aluno, poderia se apropriar.

4. Como formar um cidadão conhecedor das mídias
       Um grande desafio, é incentivar o uso das mídias a favor da educação, se preocupar menos com a estrutura curricular e olhar mais para outras dimensões sociais.

5. A televisão
       A televisão, por exemplo, apontada como principal forma de informação, acaba trazendo uma visão de mundo influenciada e relacionada ao ver e fazer, e as escolas e professores por estarem restritos a linguagem oral e escrita, acostumados a seguir uma sequência de conteúdos e horários, persistem em rejeitar as mídias ao invés de usar essas tecnologias como ferramentas da educação, mediando o processo escolar como um todo de forma pedagógica. Dessa forma, trazendo um olhar explorador que pense e haja criticamente de modo a criar novas formas de linguagem, onde possam interagir as linguagens audiovisuais, orais e escritas, ou não.
       As mídias, em particular a televisão, podem ser utilizadas como um meio complementar de uma discussão, onde por sua vez, desperta no estudante o desejo de conhecer mais sobre aquele certo assunto, ampliando sua visão crítica.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário